Uma Expedição de motocicleta pelo Brasil

 

Há cinco anos,  eu iniciava uma das expedições mais desafiadoras da minha vida. Percorrer mais de 21 mil km de motocicleta pelo Brasil, atravessando 20 estados brasileiros para registrar 30 unidades de conservação que representassem todos os biomas. Foram 8 meses de muita adrenalina, suor, sangue no olho e um desejo imensurável de descobrir novos caminhos.

 

Veja como era o dia a dia de Fernando Lara em campo 

 

A Expedição Rotas Verdes Brasil colocou a prova tudo que eu tinha aprendido em meus anos anteriores de carreira. Percorri paisagens maravilhosas de norte a sul do País. Conheci o que resta ainda da nossa linda e desejável Mata Atlântica, mergulhei no maior recife de corais do Brasil, esturrei para onças no Pantanal e depois fiquei cara a cara com ela na Amazônia Brasileira; naveguei uma semana no maior rio do mundo; senti o que são 4 graus negativos pilotando uma moto e 50 graus nas dunas do nordeste brasileiro. Encontrei pessoas que me ajudaram, outras poucas que não acreditaram, e descobri acima de tudo que é preciso respeitar o corpo e a mente, mas nunca deixar de cumprir um compromisso.

A rota de mais de 21 mil quilômetros passou 20 estados brasileiros. A marcação em azul representam a travessia de barco pelo Rio Amazonas

 

Nem tudo foram flores. Engana-se quem acha que a vida de expedicionário é só alegria. Eu demorava horas só para fazer caber todos os meus equipamentos em dois pequenos alforges da motocicleta e uma mochila nas costas... era tudo que eu tinha e precisava; vi casas destelhando em uma tempestade inesperada antes de atravessar uma rodovia de mais de 1.000km sem asfalto e com 116 pontes caindo aos pedaços... mas o que seria da minha história seu  não tivesse me desafiado?  

 BR-319: Mais de 1 mil km de uma rodovia abandonada com 116 pontes caindo aos pedaços

 

Minha história saiu em mais de 300 veículos de comunicação diferentes do Brasil inteiro e até hoje recebo emails de pessoas que desde então acompanham a minha trajetória. Gente que nem conheço que torceu e rezou por mim. Que acompanhavam nosso dia a dia como novela e que depois disso resolveu botar o pé na estrada para descobrir novos caminhos pelo mundo.

Parque Nacional do Iguaçu (ICMBio/PR) - uma das 30 unidades de conservação da minha rota pelo Brasil 

 

Sou muito grato a todas as pessoas que me acompanharam nesse projeto. Aos meus patrocinadores, apoiadores, minha família, meus amigos e a minha companheira e navegadora, Edlayne de Paula. Sempre digo aos meus alunos que precisamos fazer mais do que visitar lugares... nós precisamos aprender a viver os lugares, as pessoas e a suas essências. Seja perto ou longe de casa VIVA EXPEDIÇÕES!!!!!!

 

  

Please reload

Chegou o projeto V-ONÇA: ecoturismo de observação focado em onças-pintadas no Pantanal

June 6, 2017

1/8
Please reload

Please reload

  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square

© Todos os direitos reservados

cadastur-logo.png