top of page

Sobre Fernando Lara

 

A documentação de vida selvagem faz parte da rotina do documentarista de natureza Fernando Lara há 23 anos. Especializado em rastreamento e registro de fauna livre sem captura, o expedicionário usa técnicas que possibilitam a menor interferência possível no habitat, resultando imagens com os movimentos e as formas mais naturais da vida selvagem.

 

Ao longo de sua carreira, Fernando Lara, acumulou uma série de experiências e técnicas que dizem respeito não apenas ao trabalho de documentação de fauna e flora selvagens, mas a todo o planejamento de uma expedição e as formas de prevenção de acidentes em trabalhos realizados em ambientes hostis. Fazer atividades em áreas naturais exige do profissional, experiência e a verificação prévia de uma série de medidas de segurança, que podem evitar acidentes e até mortes dos membros da equipe.

 

Fernando Lara já realizou trabalhos em todos os estados brasileiros, com destaque para expedições na Amazônia e Pantanal. O documentarista de natureza também acumula experiências internacionais em países do continente Africano como Tanzânia, Ruanda, Quênia e Uganda. Entre os trabalhos também estão incursões pela Amazônia Boliviana em trabalhos realizados para Instituto Boliviano de Investigação Florestal (Instituto Boliviano de Investigacion Forestal – IBIF), além da Amazônia Colombiana.

 

Em 2011, Fernando Lara foi o grande protagonista da Expedição Documental Rotas Verdes Brasil. Durante oito meses, percorreu sozinho mais de 20 mil quilômetros de motocicleta por 20 estados brasileiros com o objetivo de registrar 30 unidades de conservação do País. Os trabalhos do expedicionário também já foram divulgados amplamente pela imprensa com destaque para reportagens na Globo News, Jornal Hoje, G1 e Globo.com; Globo Natureza; revista Duas Rodas; revista Terra da Gente, além de afiliadas Rede Globo, Record e SBT.

 

Fernando Lara ministra cursos e palestras sobre Documentação e Comportamento em Selva que já atraíram centenas de profissionais, estudantes e entusiastas do Brasil e do exterior. O documentarista de natureza também realiza expedições turísticas que proporcionam uma vivência intensa com os locais visitados.

bottom of page