logoRV.png

CURSO FORMAÇÃO DE EXPEDICIONÁRIO

EXPEDIÇÃO TRANSAMAZÔNICA

Um treinamento exclusivo, desenvolvido pelo documentarista de natureza Fernando Lara com técnicas de campo experimentadas e aprimoradas ao longo de mais de 21 anos de carreira.

O planejamento de qualquer atividade, seja profissional ou de lazer, é um dos passos mais importantes para se alcançar o êxito.

Durante o Curso de Formação de Expedicionários, o documentarista de natureza, Fernando Lara, e sua equipe ensinam na prática diversas técnicas relacionadas a execução de uma verdadeira Expedição.

Além do planejamento, o treinamento conta com módulos de navegação em selva; comportamento padrão de segurança; noções de mecânica básica de veículos 4x4; obtenção de informações em comunidades rurais; técnicas de montagem de acampamento; e muito mais.

 

Participe da maior experiência de Selva existente no país, simulando e vivenciando situações de uma Expedição de verdade.

O projeto tem como objetivo formar profissionais da área e entusiastas a realizarem atividades em ambientes hostis de forma segura, eficiente e profissional.

Serão 12 dias percorrendo cerca de 1.600 km entre Palmas (TO) e Santarém (PA), atravessando boa parte da BR Transamazônica (BR230).

Durante todo curso, os alunos irão aprender na prática técnicas de planejamento e execução de uma verdadeira expedição nos ambientes de maior biodiversidade do mundo: a Floresta Amazônica.

O que vou aprender nesse Curso?

Navegação primária em selva

Como navegar de forma segura sem se perder? Técnicas de descolamento em dupla e com equipes, usando métodos com o menor impacto possível no ambiente. 

Roda de engrenagem

Noções básicas de mecânica 4x4

Fernando Lara irá introduzir os conceitos básicos de mecânica dos veículos da Expedição. Os alunos serão responsáveis pela verificação diária do óleo de motor, água e quantidade reserva de combustível sob a supervisão dos instrutores.

Técnicas profissionais de acampamento (básico e avançado)

Aprenda a reconhecer os melhores terrenos para a base da sua Expedição. O nível de dificuldade dos acampamentos aumenta a medida que a carga horária do Curso vai avançando.  

Liderança e comportamento em equipes em trabalhos de campo

O espírito do GRUPO é um dos módulos mais importantes desse projeto. Os alunos devem trabalhar como um organismo vivo, dividindo tarefas sem deixar sobrecarregar nenhum dos integrantes. Os líderes das equipes são eleitos e nomeados pelo próprio grupo. 

Camuflagem/poleiro para documentação de fauna livre

O desafio é ficar 1h30 camuflado, a noite, sozinho, em meio a mata fechada com o auxílio apenas de um rádio comunicador. Aprenda a identificar os diferentes sons da floresta e exercite o controle de medos e ansiedades em situações adversas. 

Comportamento padrão de segurança em ambientes hostis

O que fazer diante de uma onça-pintada, serpente ou porco selvagem? Técnicas de como aumentar a segurança durante trabalhos de campo, prevenindo acidentes e aumentando a segurança da equipe. Durante o Curso, o uso de EPI's é obrigatório. E MUITO MAIS...

Ressaltamos que não se trata de um projeto turístico e sim de formação. Os alunos tem pouco conforto, e todas as atividades da Expedição serão realizadas pelos próprios alunos.

Carga Horária

240h

São 12 dias de imersão total no projeto  registrado no certificado.

Quem pode participar?

Não é necessário ser profissional da área para realizar o Curso de Formação de Expedicionário. Já recebemos alunos de 18 a 70 anos, das mais variadas profissões (biólogos, médicos veterinários, fotógrafos, jornalistas, pesquisadores, geógrafos, atletas, músicos, advogados, entre outros) e de diversas partes do país.

Conheça o documentarista de natureza Fernando Lara

Especialista em ambientes hostis, o documentarista de natureza Fernando Lara tem cerca de 20 anos dedicados ao registro de vida selvagem com trabalhos realizados no Brasil e no Mundo. 

As expedições de Fernando Lara já passaram por todos os biomas brasileiros, incluindo áreas importantes do Pantanal e Amazônia, além de países da América do Sul e África. 

Fernando Lara também é palestrante e tem uma metodologia única de trabalho que promove práticas seguras de trabalhos em campo, com eficiência e profissionalismo. 

Clique aqui para conhecer mais sobre seu trabalho. 

O que mais devo saber sobre o Curso?

Não foi feito pra ser fácil

O treinamento não segue a dinâmica convencional com leitura de apostilas e teoria escrita. A sala de aula é a selva e todo mundo bota a mão na massa. Os alunos são os principais responsáveis pelo rendimento do projeto. Quanto mais rápido se entregarem ao processo, mais avançados estarão quando o Curso terminar. O projeto é  intenso, dinâmico e desafiador. 

Locação de equipamentos

A equipe da Rotas Verdes Brasil dá todo suporte para o aluno na escolha dos equipamentos necessários para a realização do Curso. Nem sempre é o mais caro ou mais barato, mas aquele que tem o melhor custo benefício. Parte dos itens também estão disponíveis para locação e venda para os alunos com valores promocionais

Suporte do início ao fim

Nossa equipe está preparada para dar todo suporte necessário para o aluno do Curso. Fornecemos informações da melhor forma de chegar ao local, melhor custo benefício em relação aos equipamentos e todas as informações necessárias referentes a equipe Rotas Verdes Brasil e os instrutores do Curso. 

Data: 04 á 15 de Janeiro de 2023

Cidade de encontro: Palmas (TO)

Cidade de destino: Santarém (PA)

Inlcui: 240h de curso, certificado, apostila, camisa, seguro, alimentação em locais onde não há recurso​ (serão preparadas pelos próprios alunos), as pernoites serão feitas em forma de acampamentos montados pelos próprios alunos.

Nã0 inclui: equipamentos, alimentação em geral (onde encontraremos recurso - lanchonetes, restaurantes, etc), bebidas, passagens aéreas/terrestres até o ponto de encontro e/ou após chegada ao destino, qualquer item não mencionado acima,

Valor: a partir de R$3.800

Inscreva-se no Curso de Formação de Expedicionários

ENTRE EM CONTATO E RECEBA AS INFORMAÇÕES COMPLETAS DO PROJETO

ATENTE-SE A CAIXA DE SPAM OU ABA PROMOÇÕES

Fale conosco.png
Expedição.jpg