Uma das maiores experiências em ambiente selvagem existentes no País, o Curso de Documentação e Comportamento em Selva, está com inscrições abertas para uma nova edição durante o CARNAVAL SELVAGEM 2018 na cidade de Bodoquena (MS), a 70 km de Bonito.

Venha aprender, com o documentarista de natureza, Fernando Lara, técnicas profissionais de atividades de campo em 4 dias de imersão em ambiente natural, simulando e vivenciando situações de uma Expedição de verdade. Treinamento focado no planejamento e realização de atividades de campo, seja ele de cunho turístico (passeios) ou profissional. Não é necessário ser profissional da área para poder participar. 

Durante o Curso, os alunos dormem acampados, preparam a própria comida em campo, tomam banho de rio e aprendem técnicas de registro de vida selvagem e comportamento de segurança em ambiente hostis.

CARNAVAL SELVAGEM 2018

10 a 13 de fevereiro

Um treinamento exclusivo, desenvolvido pelo documentarista de natureza, Fernando Lara,  com técnicas de campo experimentadas e aprimoradas ao longo de mais de 18 anos de carreira.

O que vou aprender nesse Curso?

Navegação primária em selva

Como navegar de forma segura sem se perder? Técnicas de deslocamento em dupla e com equipes, usando métodos com o menor impacto possível no ambiente. 

Técnicas profissionais de acampamento (básico e avançado)

Aprenda a reconhecer os melhores terrenos para a base da sua Expedição. O nível de dificuldade dos acampamentos aumenta a medida que a carga horária do Curso vai avançando.  

Camuflagem para documentação de fauna livre

O desafio é ficar 1h30 camuflado, a noite, sozinho, em meio a mata fechada com o auxílio apenas de um rádio comunicador. Aprenda a identificar os diferentes sons da floresta e exercite o controle de medos e ansiedades em situações adversas. 

Documentação e rastreamento

Criar oportunidades para o avistamento e documentação de fauna livre, fazendo uma leitura criteriosa do ambiente, pegadas e cheiros. O objetivo desse módulo é fazer com que o aluno tenha uma nova percepção do ambiente ao seu redor, exercitando a paciência e o estudo do comportamento dos animais. 

Liderança e comportamento em equipes em trabalhos de campo

O espírito do GRUPO é um dos módulos mais importantes desse projeto. Os alunos devem trabalhar como um organismo vivo, dividindo tarefas sem deixar sobrecarregar nenhum dos integrantes. Os líderes das equipes são eleitos e nomeados pelo próprio grupo. 

Comportamento padrão de segurança em ambientes hostis

O que fazer diante de uma onça-pintada, serpente ou porco selvagem? Técnicas de como aumentar a segurança durante trabalhos de campo, prevenindo acidentes e aumentando a segurança da equipe. Durante o Curso, o uso de EPI's é obrigatório. E MUITO MAIS...

Carga Horária

São 4 dias de imersão total em ambiente selvagem registrado no certificado. Até dormindo, os alunos estarão exercitando.

80h

Quem pode participar?

Não é necessário ser profissional da área para realizar o Curso de Documentação e Comportamento em Selva. Já recebemos alunos de 18 a 70 anos, das mais variadas profissões (biólogos, médicos veterinários, fotógrafos, jornalistas, pesquisadores, geógrafos, atletas, músicos, advogados, entre outros) e de diversas partes do País. 

Como chegar em Bodoquena (MS)?

Bodoquena está inserida na mesma formação geológica da conhecida cidade de Bonito. Águas cristalinas de grande visibilidade e um Parque Nacional compõe o cenário desta edição do CARNAVAL SELVAGEM 2018 - Curso de Documentação e Comportamento em Selva.

Para chegar a cidade, tenha como referência a capital Campo Grande. Há ônibus e vans saindo diariamente do aeroporto. 

A Rotas Verdes Brasil também irá disponibilizar transporte e alimentação com valores promocionais nos períodos que antecederem e sucederem o Curso. Consulte nossa equipe!

Conheça o documentarista de natureza, Fernando Lara

Especialista em ambientes hostis, o documentarista de natureza, Fernando Lara, tem cerca de 18 anos dedicados ao registro de vida selvagem com trabalhos realizados no Brasil e no Mundo. 

As expedições de Fernando Lara, já passaram por todos os biomas brasileiros, incluindo áreas importantes do Pantanal e Amazônia, além de países da América do Sul e África. 

Fernando Lara também é palestrante e tem uma metodologia única de trabalho que promove práticas seguras de trabalhos em campo, com eficiência e profissionalismo. 

Clique aqui para conhecer mais sobre seu trabalho. 

Foto: Priscila Beal

O que mais devo saber sobre o Curso?

Não foi feito pra ser fácil

O treinamento não segue a dinâmica convencional com leitura de apostilas e teoria escrita. A sala de aula é a selva e todo mundo bota a mão na massa. Os alunos são os principais responsáveis pelo rendimento do projeto. Quanto mais rápido se entregarem ao processo, mais avançados estarão quando o Curso terminar. O projeto é  intenso, dinâmico e desafiador. 

Locação de equipamentos

A equipe da Rotas Verdes Brasil dá todo suporte para o aluno na escolha dos equipamentos necessários para a realização do Curso. Nem sempre é o mais caro ou mais barato, mas aquele que tem o melhor custo benefício. Parte dos itens também estão disponíveis para locação e venda para os alunos com valores promocionais

Suporte do início ao fim

Nossa equipe está preparada para dar todo suporte necessário para o aluno do Curso. Fornecemos informações da melhor forma de chegar ao local, melhor custo benefício em relação aos equipamentos e todas as informações necessárias referentes a equipe Rotas Verdes Brasil e os instrutores do Curso. 

Inscreva-se já no Carnaval Selvagem

Nossa equipe entrará em contato com você

Foto: Jair Moreira