top of page

Expedição Pantanal Norte 2017


Expedição Pantanal Norte - Foto: Priscila Beal

Foto: Priscila Beal

A Rotas Verdes Brasil está com inscrições abertas para mais uma edição do Curso de Documentação e Comportamento em SelvaEXPEDIÇÃO PANTANAL NORTE 2017. Participe da maior experiência de Selva existente no País, simulando e vivenciando situações reais de uma Expedição de verdade em meio a um dos maiores observatórios de vida selvagem do Mundo: o PANTANAL do Mato Grosso.


Os alunos que passam pelos nossos projetos desenvolvem habilidades que os preparam para realizar atividades em ambientes naturais de forma segura, eficiente e profissional, seja em uma situação de trabalho, turismo ou lazer. Não se trata de um Curso de Sobrevivência, mas de técnicas eficientes para o planejamento e execução de atividades de forma que nem você e sua equipe sejam colocados em risco.


Durante o Curso, os alunos dormirão acampados, farão a própria comida em campo, tomarão banho de rio, além de terem diversas atividades relacionadas a rotina de um acampamento de um verdadeiro expedicionário. Isso envolve o comportamento e liderança de atividades em equipe, a preparação correta de alimentos, escolha de pontos seguros para acampamento e observação de fauna flora selvagem incluindo camuflagem (noturna), prevenção de acidentes e imprevistos; entre outros.


A maior experiência de selva existente no País


Os treinamentos de selva com o documentarista de natureza, Fernando Lara, não seguem a dinâmica convencional com leitura de apostilas e teoria escrita. A sala de aula é a selva e todo mundo bota a mão na massa. Os alunos são os principais responsáveis pelo rendimento do projeto. Quanto mais rápido se entregarem ao processo, mais avançados estarão quando o Curso terminar.


O Curso exige bastante da parte física e principalmente psicológica, com poucas horas de sono e atividades durante todo o dia. O projeto é intenso, dinâmico e desafiador. São 150 horas de muito aprendizado onde até dormindo, o aluno estará aprendendo.

Expedição Pantanal Norte 2017 - Foto: Edlayne de Paula

Foto: Edlayne de Paula

Expedição Pantanal Norte 2017 - Foto: Edlayne de Paula

Foto: Edlayne de Paula

Expedição Pantanal Norte 2017 - Foto: André Fofano

Foto: André Fofano

Expedição Pantanal Norte 2017 - Foto: Fernando Lara

Foto: Fernando Lara

Módulos desenvolvidos:

- Comportamento de segurança diante de animais selvagens (onças, porcos, abelhas, serpentes,etc);

- Produção de imagens (fotografia e vídeo) e observação de fauna livre (sem captura) com camuflagem;

- Técnicas profissionais de acampamento e logística em campo;

- Liderança e comportamento em equipe aplicados a trabalhos em campo;

- Primeiros socorros a aplicados a trabalhos em campo;

- Controle de ansiedades, medos e desmistificação culturais relacionados a fauna (medo de sapos, aranhas, serpentes, insetos, etc);

- Técnicas de obtenção de informações para pesquisas em comunidades não urbanas;

- entre outros.


SOBRE FERNANDO LARA - Fernando Lara – documentarista de natureza

Expedição Pantanal Norte 2017 - Foto: Erika Campos

Foto: Erika Campos

Todos os módulos desenvolvidos nesse projeto fazem parte da rotina de trabalho do documentarista de natureza, Fernando Lara, que possui 17 anos de experiência e expedições realizadas no Brasil e no Mundo. Fernando Lara é especializado em rastreamento de animais e realiza suas atividades quase sempre sem captura, interferindo minimamente no ambiente.


Entre os trabalhos estão o registro de um encontro a menos de 4 metros de distância de uma onça-pintada (veja o vídeo) na Amazônia Brasileira, a Expedição Rotas Verdes Brasil em que percorreu mais de 21 mil km de motocicleta para registrar 30 unidades de conservação de 20 estados brasileiros em 8 meses de trabalho ininterruptos (assista matéria Globo), e uma incursão solitária de mais de 40 dias sem ver outro ser humano em meio a Amazônia Boliviana.


Pré requisito:

Reforçamos que nossa proposta não é turística/recreativa e sim de formação. Podem participar aqueles que tem 18 anos ou mais, boa saúde física e psicológica e muita disposição. Não é necessário ter formação na área ou possuir equipamento profissional. Já recebemos alunos de 18 a 70 anos, dos mais variados perfis físicos e profissionais.


Data: 11 a 17 de julho 2017


Local de Saída: Poconé (MT) - Há ônibus diários saindo de Cuiabá. Consulte nossa equipe sobre a melhor forma de chegar ao local.


Informações sobre valores e inscrições:

contato@rotasverdesbrasil.com.br

Edlayne: (31)98875 5041 (whatsapp)

Danielle: (31)98819 9720 (whatsapp)

Júlia: (62) 99801-1993 (Whatsapp)


DEIXE EMAIL NOS COMENTÁRIOS QUE ENVIAMOS MAIS INFORMAÇÕES


bottom of page