top of page

Nova Expedição: 15.000 km pelo Brasil e América do Sul


Fernando Lara embarca em uma Expedição por 15 mil quilômetros pelo Brasil, Chile, Peru, Argentina e Bolívia

Contagem regressiva aqui na Rotas Verdes Brasil para mais uma grandiosa Expedição. Tudo preparado para Fernando Lara e a Toyota Bandeirante Lobo Guará embarcarem em uma longa jornada, dessa vez por territórios brasileiros e internacionais. Mais de 15 mil quilômetros de estrada cruzando o País de leste a oeste e atravessando as fronteiras do Peru, Chile, Argentina e Bolívia. Um projeto que promete experiências e registros da fauna, flora, aspectos antropológicos e geográficos dos grandes representantes da biodiversidade Mundial.


A jornada será dividida em duas partes:


Expedição Amazônia por Terra 4x4 – Curso de Formação de Expedicionários

1º a 15 de julho 2016

Fernando Lara prepara mais uma turma do Curso de Formação de Expedicionários

Mais uma turma no Curso de Formação de Expedicionários com Fernando Lara- Foto: Edlayne de Paula


Na primeira parte do projeto, estaremos empenhados em forma mais uma turma de Expedicionários. Profissionais e estudantes de diversas áreas, vindos de São Paulo, Rio de Janeiro, Santa Catarina, Goiás e Minas Gerais embarcam com Fernando Lara nessa primeira parte do projeto. Serão 15 dias de trajeto e mais de 300 horas de aula aprendendo técnicas de planejamento e execução de uma Expedição de verdade no Curso de Formação de Expedicionários.


Os alunos cruzarão o Brasil em mais de 5 mil quilômetros de rota a bordo de um 4x4. O percurso sairá da região do Vale do Aço em Minas Gerais com destino ao Acre, passará por paisagens em Goiás, Mato Grosso e Rondônia antes de chegar a grande Amazônia, mais precisamente no Rio Branco onde a primeira parte da jornada termina.

Preparando a Toyota Bandeirante Lobo Guará 4x4 para mais uma grande Expedição - Foto: Edlayne de Paula

Preparando a Toyota Bandeirante Lobo Guará para mais uma longa Expedição. Foto: Edlayne de Paula


A rotina para os novos expedicionários não será fácil. Como todo treinamento desenvolvido na Rotas Verdes Brasil, as atividades começam sempre às 4h da manhã, com pouco conforto, dormindo acampado, gerenciando suprimentos, rota, navegação, combustível, além de aulas sobre mecânica básica de um 4x4. Todas as atividades são desenvolvidas para preparar nossos alunos, a realizarem suas açõess como Expedicionários, de forma segura e profissional, prevendo riscos e imprevistos, além de otimizar recursos e tempo.



Entre os módulos desenvolvidos nesse Curso estão: Comportamento de Segurança, gerenciamento de equipes em trabalhos de campo, além de técnicas de obtenção de informação em comunidades rurais, técnicas de acampamento, entre outros. O projeto irá percorrer unidades de conservação, comunidades e principalmente roteiros não turísticos.


Rumo a América do Sul


A partir de 15 de julho, o percurso segue destino por estradas internacionais. Num projeto desenvolvido em parceria com ex alunos, Fernando Lara embarca com a Toyota Bandeirante Lobo Guará em uma rota por mais 10 mil quilômetros. O primeiro destino será o Peru, que promete grandes experiências começando pela Amazônia Peruana, as grandes altitudes da Cordilheira dos Andes e a belíssima paisagem do Lago Titicaca – o maior lago da América do Sul em volume.

Mais de 15 mil quilômetros de Toyota Bandeirante pelo Brasil, Chile, Argentina, Peru e Bolívia. Foto: Guilherme Guadalupe

Mais de 15 mil quilômetros pelo Brasil, Chile, Peru, Bolívia e Argentina no Lobo Guará - Foto: Guilherme Guadalupe


A Expedição internacional ainda promete grandes surpresas, passando por paisagens no Oceano Pacífico, percorrendo a inóspita fronteira do Chile pelo Deserto do Atacama, passando pelo Salar Uynir, atravessando todo o território boliviano até chegar Corumbá, na fronteira brasileira. O roteiro termina no início de setembro em Bodoquena (MS). Vamos divulgar o dia a dia dos Expedicionários aqui no Blog e também pelas redes sociais.


Botas Snake

A melhor performance em campo - Botas Snake. Foto: Erika Campos

Botas de alta performance e qualidade em campo. Foto: Érika Campos

Com grande satisfação que anunciamos mais uma renovação de parceria com Botas Snake. Fornecedora oficial dos calçados usados pelo documentarista de natureza, Fernando Lara e equipe. A marca oferece a melhor experiência em botas com modelos de alta performance, alta durabilidade, conforto e segurança - ideal para as atividades de campo desenvolvidas pela Rotas Verdes Brasil.



bottom of page